Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
(Publicado no diário Metro de dia 11)
Tudo indica que este vai ser o ano em que filmes em três dimensões se tornam verdadeiramente um hábito que cativa espectadores. As grandes estreias mais recentes têm mostrado que o público valoriza a experiência em 3D, está disposto a pagar mais por isso e, melhor ainda, a tecnologia está a ser responsável por fazer aumentar as vendas de bilhetes um pouco por todo o mundo – Hollywood espera este ano um novo recorde de receitas apesar da crise. O sucesso obtido pela projecção em três dimensões parece radicar no facto de, graças à tecnologia, se ter descoberto um novo encanto e uma nova magia no acto de ir ver um filme a um cinema.
Na realidade o cinema não mudava muito, do ponto de vista tecnológico, desde há cerca de setenta anos, quando se passou do preto e branco para a cor; o anterior salto tecnológico tinha sido a passagem dos filmes mudos para sonoros no início do século XX; agora, com a massificação da exibição 3D, verifica-se a terceira grande evolução na história do cinema.
Claro que existe ainda o lado desconfortável e pouco estético dos óculos maleáveis em gelatina – mas isso está em vias de ser ultrapassado já que a Ray Ban anunciou que irá lançar a curto prazo óculos para visionamento 3D baseados no modelo Wayfarer e que poderão receber lentes adaptadas às necessidades visuais de cada espectador.
Jerry Katzenberg, um dos sócios da Dreamworks, ao lado de David Geffen e Steven Spielberg, considera que um dos próximos grandes negócios vai ser vender óculos 3D de qualidade a cada um de nós. Dentro de pouco tempo, diz, cada pessoa terá o seu par de óculos, personalizado e devidamente adaptado, que levará ao cinema ou usará em casa para ver cinema ou televisão em três dimensões. Nos Estados Unidos prevê-se que até final do ano sejam investidos 1,5 mil milhões de dólares na reconversão de ecrãs de cinema para 3D e os grandes fabricantes de televisões dizem que 2011 vai ser o ano da massificação dos aparelhos de televisão em três dimensões. O melhor é começar a procurar uns óculos confortáveis…
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.