Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
(Publicado no diário Metro do dia 25)
A SEMANA DA SIC
Vai uma guerra aberta nos canais de televisão: a SIC conseguiu o seu melhor resultado semanal do ano, com um share de 25% nestes últimos oito dias, colada à TVI que teve 26,6% e a com uma confortável vantagem sobre a RTP, que teve 22,7%, apesar dos resultados conseguidos com a final da Liga dos Campeões, no sábado. O cabo, no mesmo período, atingiu 20,7% - um quinto das audiências.
A SIC, em época de fim do enredo das novelas, teve bons resultados ao longo de toda a semana e bons números na sua programação de Domingo, graças à Gala dos Globos de Ouro. O resultado é que a SIC venceu destacada a guerra deste Domingo com 30,6%. Nem o regresso de Marcelo Rebelo de Sousa à TVI, embora tenha tido um excelente resultado para as circunstâncias, foi suficiente para segurar a liderança nesse dia.
Se olharmos para o top tem dos programas mais vistos da semana, quatro são da TVI (um deles o Jornal da Noite de Domingo com a análise de Marcelo Rebelo de Sousa), quatro são das SIC e apenas dois da RTP – a final da Liga dos Campeões e um Especial Informação com uma entrevista a José Sócrates em pleno período de anúncio de medidas de austeridade – nada de ficção produzida em Portugal entre os êxitos do Serviço Público – a menos, é claro, que consideremos José Sócrates um caso de ficção (mas isso é outra conversa).
No cabo também há mudanças – e esta semana a Fox ultrapassou mesmo o canal infantil Panda, e conquistou pela primeira vez a segunda posição dos canais mais vistos em sistemas de cabo e satélite, atrás da SIC Notícias.
O mais interessante é analisar o que se passa nos lares que acedem à televisão via um dos operadores de cabo, e que são a maioria nas grandes cidades, na zona litoral e no Algarve : já só cerca de 2/3 vêem os canais abertos – RTP 1 e 2, SIC e TVI e, quase sempre, a ordem de preferências é TVI, seguida da SIC, da RTP 1, da SIC Notícias e só depois da RTP 2.
A televisão continua a ser um bem muito consumido: a média de tempo de consumo de televisão dos telespectadores portugueses esta semana foi de 3 horas, 59 minutos e 41 segundos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.