Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Dei comigo a pensar que já tinha ouvido muita gente comentar a proposta de Orçamento de Estado para 2011, mas ainda não sei o que Manuel Alegre pensa sobre o assunto. Fui ao sítio oficial da candidatura e esbarrei numa espécie de exercício de ilusionismo político. Passo a explicar: lá só estão boas notícias, inaugurações de sede de campanha, relatos de apoios, manifestações de simpatia. Quem lá entrar não vislumbra crise em Portugal nem sequer sabe que anda tudo a falar sobre o Orçamento de Estado.
O candidato Fernando Nobre fez questão, no sábado passado, de declarar que se fosse deputado votaria contra este orçamento. Manuel Alegre continua silencioso, mais uma vez a ver se a tempestade passa. Manuel Alegre está num dilema: de um lado é apoiado pelo Bloco de Esquerda, que vai votar contra o orçamento; do outro é o candidato oficial do Partido Socialista, que propõe o orçamento e obviamente se baterá por ele. No meio fica Alegre, perdido na confusão ideológica que o caracteriza, espartilhado entre compromissos, empurrões e apoios, e sem poder dizer grande coisa evitando irritar uma das partes.
A política faz-se de posições sobre questões concretas. Faz-se de um programa claro, baseado em factos, medidas, objectivos. Um candidato presidencial tem que saber analisar a realidade e agir em função disso. Precisamente é isso que Manuel Alegre, por mais de uma vez, se mostra incapaz de fazer. É muito difícil querer agradar simultaneamente ao endeusado Sócrates e ao diabolizado Louçã.
Tudo isto é curioso porque até há pouco tempo Alegre acusava Cavaco de ser demasiado conivente com compromissos e de manter silêncios habilidosos – de ser pouco frontal e transparente, em suma. Vai-se a ver e é o próprio Alegre que agora está enredado numa teia tão densa que é tudo menos transparente, tudo menos frontal. Este episódio tem pelo menos uma vantagem: mostra que a candidatura de Alegre não tem programa e não tem coerência.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.