Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Coisas que funcionam bem

por falcao, em 16.09.11

AVISO – Dedico a coluna desta semana a boas ideias, coisas bem sucedidas, exemplos a seguir – um modesto contributo para gerar um pouco de optimismo, mostrando que existe quem reaja e faça coisas, quem não fique de braços cruzados a lamentar-se. Esta semana estive num debate no Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos, sobre os problemas que existem na ligação entre o ensino e as empresas, e a maioria dos participantes apontou como principais questões a falta de desenvolvimento de espírito empreendedor e a ideia generalizada de que um diploma deve gerar automaticamente um emprego. A ideia de que a sociedade deve providenciar tudo foi uma curta ilusão nascida no pós-guerra, nos anos 50, e que se começou a desmoronar menos de 50 anos depois. É escusado pensarmos que a sociedade vai fazer alguma coisa por nós, se não nos esforçarmos por fazer alguma coisa pela sociedade. A melhor coisa que podemos fazer a nós próprios é esforçarmo-nos por conseguir acrescentar valor da forma que pudermos. É de casos destes que hoje vou tentar falar.


 


 POLÍTICA - A Universidade de Verão do PSD é um caso raro na política nacional e, este ano, de lá saíram interessantes declarações de vários dos oradores convidados, de vários quadrantes políticos, aliás. De uma forma geral, ano após ano, a Universidade de Verão do PSD tem sido mais interessante que qualquer congresso partidário, tem feito mais debate e criado mais formação entre jovens aspirantes a uma participação cívica que qualquer outra iniciativa. O seu grande impulsionador tem sido Carlos Coelho, deputado social-democrata, que ano após ano tem criado, durante uma semana, um espaço de debate, de experimentação e de troca de experiências – num país onde estas actividades em, matéria de política, são quase um deserto. Interrogo-me aliás se a chamada “rentrée” política do PSD não devia passar a ter a Universidade de Verão como referência, em vez do decadente jantar do Pontal.


 


LER – A Magnética Magazine é uma publicação digital que já vai no seu número 34. Em termos de uma revista exclusivamente digital é um produto particularmente bem cuidado do ponto de vista de conteúdos, nos textos e nas fotografias, e também no design gráfico. Esta iniciativa, que tem um sustentáculo em publicidade na área da moda, é fruto de uma equipa de cerca de 30 colaboradores, das mais diversas áreas, dirigida por Bruno Pereira. É um exemplo de uma equipa que procura fazer coisas diferentes, escolhe temas interessantes, estimula a curiosidade dos leitores e presta informações úteis através de um site com actualizações regulares de agenda. A edição de Setembro é dedicada ao Oriente e tem como destaque um trabalho com Bi Feiyu, um escritor chinês, autor do livro «Three Sisters», galardoado com o Man Asia Literary Prize de 2010.  Estranho? – Não, revelador de que se pode sempre descobrir algo de novo para mostrar. Comunicação é isto mesmo, não é?


 


VER - Luiz Carvalho é um dos jornalistas que há uns meses, num processo de redução de quadros, saíu do Expresso. Não cruzou os braços, começou a fazer workshops onde ensina técnicas de fotojornalismo e, ao mesmo tempo, foi desenvolvendo uma actividade de freelancer. Durante o Verão, Luiz Carvalho publicou no «Expresso», com quem mantém uma boa relação, uma série de reportagens com o título genérico «Portugueses» (revisitando um trabalho que já tinha sido feito sob a forma de livro em 1985). 26 anos depois Luiz Carvalho foi à procura destes novos Portugueses e encontrou 18, das mais diversas profissões, que por uma razão ou por outra tinham uma história para contar. Na revista «Única» publicou as fotos e um texto baseado no depoimento dos entrevistados e a versão iPad do semanário lá tinha também uma versão com filme. E nos últimos dias a SIC Notícias tem passado esses pequenos filmes, que são a extensão audiovisual das reportagens que o Expresso publicou. Têm entre 2 e 4 minutos cada. Tudo – fotografia, recolha do depoimento, filme -  foi feito por Luiz Carvalho, sozinho, e com uma mesma máquina, a Canon 7D. A pós produção vídeo também foi feita por ele no iMovie da Apple, um programa simples e eficiente residente nos computadores da marca. Trata-se talvez do primeiro trabalho desta envergadura feito por um único jornalista multimédia em Portugal. O resultado é um trabalho com qualidade narrativa e técnica, pensado e feito em multiplataforma, com recurso a materiais acessíveis. Um exemplo, em suma.


 


OUVIR – Trabalhei alguns anos no jornalismo musical e na indústria discográfica. Habituei-me a pensar que quando a crise espreita surgem as grandes oportunidades para os independentes. Nestas ocasiões as editoras independentes, ágeis, criativas, entusiastas, ganham uma vida especial na descoberta de talentos e na apresentação de trabalhos que doutra forma talvez ficassem desconhecidos. Tem graça que a música popular contemporânea é das actividades onde felizmente não há subsídios do Estado e onde eles não são, por via de regra, solicitados. Até aí a independência dá outro sabor às coisas. Vem isto a propósito de um grupo que se chama Rose Blanket, um projecto musical que gira à volta de Miguel Dias desde 2003. O seu novo disco, o terceiro, chama-se « Nothing Ahead/Nothing Behind» e  é um duplo CD, editado de forma independente, e as gravações decorreram entre Dezembro de 2008 e Fevereiro de 2011, entre Barcelos e Lisboa. O projecto envolve vários outros músicos portugueses, a voz inesperada e magnífica de Filipa Caetano e duas cantoras norte-americanas, Jennifer Charles (dos Elysian Fields) e Dana Schechter (Bee and Flower, colaborações em American Music Club). O resultado é fruto de um processo criativo feito da experimentação, repetição, correcção, às vezes obsessivo, mas surpreendentemente envolvente. «Feel My Way Around» é o nome da canção que serviu de base para o vídeo, realizado por Joana Linda (vencedora do Shortcutz Maio de Lisboa com a curta metragem «Boudoir») e que pode ser visto no site www.roseblanket.net. Moral da história: vários músicos, várias cantoras, um disco editado, um vídeo feito, uma série de espectáculos que vão surgir – tudo feito de forma independente, com determinação e paixão. É isto que torna o universo da música popular tão atraente.


 


VISITAR – Todos sabemos como as empresas públicas de transporte vivem em situação deficitária. Pois a MOP, concessionária da publicidade no Metro de Lisboa, propôs à empresa a possibilidade de, nalgumas estações, associar o nome pelo qual são conhecidas, e que depende da sua localização, a um patrocinador. Chama-se a isto, em termos publicitários, «naming rights», uma acção utilizada numa série de situações por esse mundo fora, com satisfação para todas as partes envolvidas – as empresas detentoras dos espaços (que recebem dinheiro) e as patrocinadoras (que ganham notoriedade). No caso do Metro a operação foi pensada com cuidado, para não ser intrusiva, nem na estação, nem nos utilizadores, nem sequer no design das novas placas que associam o nome da estação Baixa –Chiado ao patrocinador PT. A arquitectura da estação, desenhada por Siza Vieira, impunha ela própria limitações à forma de intervenção do patrocinador. A solução encontrada pela PT foi inteligente e esteticamente conseguida, graças também à facilidade com que trabalha com novas tecnologias. Usando projecções de imagem e de luz em vários pontos da estação e sempre com recurso ao azul que é a cor identificadora da marca PT, prestam-se uma série de informações úteis aos utilizadores do Metro, mas também se propõem, no próprio espaço da estação, uma série de performances e actuações, num conjunto de actividades idealizado e programado, neste mês, pelo artista Vasco Araújo – outros se lhe seguirão nos meses seguintes. A estação ficou mais rica em animação, em informação e o Metro com mais dinheiro para a manter operacional.


ARCO DA VELHA - Se Portugal tivesse uma lei de responsabilidade fiscal que punisse os violadores das leis orçamentais com a não reelegibilidade durante 10 anos muita coisa tinha sido diferente, no continente e nas ilhas, nestas últimas duas décadas. Como afirmou esta semana Silva Lopes, precisamos de penalizações para políticos que não cumprem regras.


 


BACK TO BASICS – Parece ter-se trocado o valor das coisas pelo preço das coisas – Adriano Moreira


 


(Publicado no Jornal de Negócios de 16 de Setembro)


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2006
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2005
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2004
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D
  274. 2003
  275. J
  276. F
  277. M
  278. A
  279. M
  280. J
  281. J
  282. A
  283. S
  284. O
  285. N
  286. D