Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A correcta medição das audiências de televisão tem o objectivo de permitir aos programadores dos canais avaliar se estão a conseguir alcançar os seus objectivos, em termo dos públicos – quer numa avaliação numérica, quer numa avaliação qualitativa; estes resultados de audiência têm por sua vez uma repercussão directa na venda da publicidade – já que os anunciantes, em termos gerais, pagam conforme os resultados de audiência conseguidos.
A medição de audiências não é um bruxedo nem uma actividade misteriosa. É uma metodologia científica, baseada em amostras da população que vê regularmente TV, por forma a que a amostra corresponda em distribuição geográfica, idade, sexo e actividade ao que é a população portuguesa.
Um bom estudo é baseado num painel tecnicamente intocável e reconhecido por todas as partes - senão arriscamo-nos a ter uma situação em que as vitórias no campeonato de audiências são obtidas na secretaria e não, na realidade, no confronto com os públicos. E ninguém devia desejar subverter a realidade.
(Publicado no Correio TV)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.