Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Eu, se fosse aos astrólogos, irritava-me com a comparação que o Professor Marcelo Rebelo de Sousa fez entre eles e o Ministro Gaspar. Eu acho a afirmação do professor Marcelo muito maldosa para os astrólogos – eles aliás não têm culpa nenhuma do que está a acontecer. Passo a explicar: é que os astrólogos já provaram que são bem mais certeiros nas suas previsões do que aquilo que o Ministro Gaspar faz.
Neste espaço de dois anos que leva de Governo o Ministro Gaspar ainda não acertou uma previsão – já viram bem? Tudo aquilo que se mete a adivinhar, sai furado. Se o homem tivesse bom senso, deixava de fazer previsões e passava apenas a relatar ocorrências. Sempre ouvi dizer que a astrologia é um caso de estudo, preparação e rigor – não é apenas lançar palpites ao ar, ao sabor das circunstâncias, que é a especialidade do Ministro Gaspar.
Por isso os verdadeiros astrólogos têm razão quando se aborrecem com a comparação entre eles e o Ministro. O próprio Fernando Pessoa, que reconheceu em tempos ter havido uma época em que se dedicou a interpretar os astros, havia de dar saltos se o comparassem a Gaspar. Tudo seria mais simples se Vitor Gaspar tivesse o título de “Ministro do Erro” em vez de “Ministro das Finanças”. Voltando ao Professor Marcelo a única coisa que me faz sorrir é imaginar Gaspar frente a uma bola de cristal, com olhar intrigado, a querer perceber porque erra tanto; sem encontrar a resposta, acabou por dar uma martelada na bola, para a ver por dentro. Ficou com um monte de cacos à sua frente – mais ou menos o mesmo que está a fazer ao país.
(Publicado no Metro de hoje)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.