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Um estudo da Nielsen, efectuado nos Estados Unidos, mostra que cada vez mais pessoas abandonam o visionamento de canais de televisão tradicionais e vêem vídeo de outras formas, maioritariamente on line e em dispositivos móveis. A evolução tecnológica está a alterar a forma de ver televisão, e abrange de forma particularmente relevante os espectadores entre os 15 e os 34 anos. No final desta década é provável que já exista mais gente a ver vídeo em streaming ou por outros processos online do que através de emissões tradicionais de televisão.
Mas enquanto estamos nas condições actuais a televisão tradicional ainda ocupa um lugar relevante e em Portugal as posições relativas dos canais generalistas parecem estar perfeitamente estabilizadas, com a TVI a liderar e a reforçar a sua posição nos segmentos horários onde ainda não ganhava, com a SIC confortável no segundo lugar a fazer escolhas de conteúdos adequadas ao seu público alvo e que também garantem audiências comercialmente relevantes, e com a RTP numa encruzilhada. Se tomarmos como referência a importante área da região da Grande Lisboa a RTP1 anda nos 13% de share e a RTP2 nos 1,2%, com nove canais de cabo à sua frente. A RTP Informação nem aparece na lista dos 15 canais mais vistos na região. Resta esperar que a nova estrutura da RTP consiga mostrar que sabe conciliar o que entende ser serviço público com captação de públicos.Vai ser um ano curioso.
(Publicado a 17 de Abril na revista Correio da Manhã - SEXTA tv & lazer)
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