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Aquilo que era inevitável finalmente aconteceu – a TVI resolveu desafiar a liderança da RTP no acesso a horário nobre com o concurso “O Preço Certo”, do até aqui invencível Fernando Mendes, e contrapôs-lhe “Money Drop”, outro concurso do mesmo género, apresentado também ao fim da tarde, à mesma hora, por Teresa Guilherme. “O Preço Certo” que em Janeiro e Fevereiro fazia números frequentemente acima de um milhão de espectadores, caíu na semana passada para 619 mil espectadores e o concurso da TVI venceu-o com 710 mil espectadores. Este horário de fim de tarde é particularmente importante porque coincide com o momento em que mais gente chega a casa, liga a televisão e a audiência global aumenta – portanto aqui estamos a falar de números com peso nas médias de audiência, na publicidade e e, também, na forma como depois os canais entram nos jornais das 20h00. O resultado é que o Telejornal há semanas atrás garantia um milhão e cem mil espectadores, na semana passada ficou-se pelos 860 mil. Este efeito de arrasto devastou já as médias diárias e semanais do operador público – de 16,3% de share no final de Janeiro caíu agora para os 13,5%. Neste momento, para além da informação, o único conteúdo de exibição diária que segura audiências na RTP é também a única produção de ficção da RTP1, “Bem-Vindos A Beirais”, um raro exemplo de um conteúdo original português no principal canal do operador público. Nos outros canais generalistas “Mar Salgado”, da SIC tem conseguido resistir à novela “A Única Mulher” da TVI e nas noites de sábado o “Masterchef” da TVI aumentou a sua vantagem sobre “Shark Tank”, na SIC.
(Publicado na Sexta TV & Lazer do Correio da Manhã de 10 de Abril)
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