Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O programa mais visto da RTP1 é “Got Talent”. Passa nos domingos à noite e, enquanto está no ar consegue melhores resultados de audiência do que “Secret Story” na TVI e deixa a grande distância “Sabes Quem sabe Dançar?”, da SIC. É um programa com um objectivo de audiência familiar e que consegue um espectro muito alargado, num compromisso raro de qualidade de produção e de conteúdo. Sabe-se lá porquê a RTP 2 tem ao mesmo tempo uma das suas melhores séries, “O Paraíso”, que assim se vê esvaziada de audiência. “O Paraíso” é uma série da BBC, baseada na obra “Au Bonheur Des Dames” de Émile Zola. Quem quiser ver o “Got Talent” não vai poder ver “o Paraíso”, que ainda por cima é uma série insuficientemente promovida. Nesta matéria as estações de televisão gostam de ficar com a consciência tranquila quando fazem auto-promoções, ou seja, divulgação dos seus próprios programas nas suas antenas, ou seja, não vão buscar espectadores que estão noutros lados. Em muitos países é frequente ver anúncios de séries e de programas de informação nos placards laterais dos autocarros, no metropolitano ou em sites de jornais. No caso da RTP nem sequer há grandes sinergias a este nível com as estações de rádio. O tema do marketing de programas é crucial nos canais de televisão hoje em dia, esmagados pela oferta do cabo e pela possibilidade de visionamento diferido. Não há-de ser por acaso que esta semana a RTP2, na região de Lisboa, não aparece na lista dos 15 canais mais vistos.
(Publicado na revista Correio da Manhã TV de 20 de Fevereiro)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.