Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



JUSTIÇA - O GRANDE PROBLEMA DO REGIME

por falcao, em 16.04.21

P1010226.jpg

O PUTATIVO CANDIDATO - Esta semana ficámos a saber, pela escrita do próprio José Sócrates, que a sua detenção e o processo subsequente foram desencadeados para, afirma convicto, impedir a sua candidatura à Presidência da República e também para criminalizar as políticas dos governos que liderou. Está escrito preto no branco logo nas primeiras linhas de um artigo que publicou na passada segunda-feira. Por um curioso acaso a decisão do juiz Ivo Rosa sobre Sócrates foi tomada na mesma semana em que se completavam dez anos sobre o pedido de ajuda externa. Cito, a este propósito, um desabafo do jurista João Gonçalves na sua página de Facebook: “o regime não apodreceu por obra e graça do Espírito Santo, o verdadeiro. Todavia, por entre prescrições e ajustes de contas entre magistraturas, um tribunal, pela primeira vez nestes mais de sete anos que a coisa leva, pronunciou alguém, com antigas responsabilidades de primeiro-ministro, pelos crimes de branqueamento de capitais e de falsificação de documentos, por causa e apesar dessas funções. Sócrates já tinha sido "removido da história". Não, como ele imagina, pelo PS. É o PS "dele", aliás, que anda pelo Governo e pelo Estado. Sócrates foi removido pela história da bancarrota de 2011, que obrigou o país a um ajustamento pretoriano de três anos, e pelo voto democrático. Pretender que isto tudo aconteceu para "beneficiar a Direita e atingir a Esquerda" é delirante. Ele que experimente "depender do voto do povo", coisa a que lhe repugnava voltar, e vai ver o que lhe acontece.” Desde há dias que Sócrates se apresenta como um mártir da democracia mas todo este caso é a prova provada das fragilidades da justiça em Portugal, das suas falhas, demoras, guerras internas, burocracias e contradições. Muito curiosamente soube-se também por estes dias que a Ministra da Justiça e o Governo  não quiseram incluir na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção a proposta da Associação dos Juízes portugueses que eleva à categoria de crime a falta de justificação da origem do património dos titulares de cargos públicos - uma medida que por si só evitaria muita coisa. Quando se duvida da justiça abre-se caminho para duvidar da democracia.

 

SEMANADA - Segundo o CEO da Altice o contrato do sistema de comunicações de segurança SIRESP vai acabar a 30 de Junho, não existindo até à data negociações sobre o seu eventual prolongamento; a entidade que gere as certificações energéticas passou a ser abrangida pelas pelas cativações orçamentais; Portugal teve o terceiro crescimento mais lento da zona euro entre 1999 e 2016; no ano passado o total das remessas de emigrantes desceu 1,3% e as remessas dos emigrantes da Suíça superaram pela primeira vez as da França; no primeiro trimestre deste ano nasceram quase menos três mil bebés; quase 300 mil acidentes rodoviários fizeram na última década cerca de meio milhão de feridos e milhares de mortos; em 2020 o consumo de bacalhau caiu 12,6% devido ao encerramento de restaurantes durante a pandemia;  segundo a Marktest cerca de 33% do poder de compra está concentrado em apenas 12 concelhos e em Lisboa e Porto estão cerca de 12% do total do poder de compra de Portugal Continental; Portugal teve a pior queda comunitária nas vendas a retalho e o volume de negócios nos serviços caíu 20%; António Guterres renovou convite a Ivo Rosa para que este se mantenha numa bolsa de magistrados ligada às Nações Unidas; entre Março de 2020 e Fevereiro deste ano foram registadas mais 685 mil  mortes na União Europeia face à média dos três anos anteriores; um estudo recente indica que mais de metade dos portugueses não tenciona fazer férias este ano.

 

ARCO DA VELHA  - No dia em que se voltou a pagar estacionamento em Lisboa, a aplicação ePark da EMEL teve problemas de funcionamento devido a “sobrecarga pontual inusitada”.

 

6999347C-0968-4230-82BA-C72533BBE9A6.JPG

VER AS PAISAGENS - Volta e meia - mas é raro - acontece isto: entramos numa galeria para ver uma nova exposição e ficamos surpreendidos. Uma espécie de choque, como quando nos defrontamos com algo inesperado. Foi o que aconteceu com a inauguração, na semana passada, da nova exposição de Cabrita (Pedro Cabrita Reis) na galeria Miguel Nabinho (Rua Tenente Ferreira Durão 18B). Intitulada "Pinturas de Paisagem” a exposição tem mais de 80 pinturas e uma escultura (na imagem), a grande maioria das obras foram feitas durante 2020. A exposição decorre até 22 de Maio. Cabrita tem um fascínio pela paisagem e esta série de novos trabalhos mostra também o que foi a evolução da sua maneira de ver ao longo do confinamento - com algumas surpresas na forma final encontrada.  Os preços oscilam entre os 10 e os 50 mil euros. Outros destaques: na Galeria Filomena Soares está “Places Of War” de Daniel Nave, um trabalho inspirado pelas destruições e cenários de guerra. E na Appleton está “Revolution My Body no.2”, o início de um ciclo de evocação da obra de Ernesto de Sousa. Fora de Lisboa destaque para “Caminhar Oblíquo”, de Duarte Belo, na Casa da Avenida e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra até 20 de junho de 2021 decorre a segunda exposição do ciclo “De que é feita uma coleção?”. E regressando a Lisboa no MAAT pode descobrir três novas exposições: as onze instalações de “Aquaria - Ou a Ilusão de Um Mar Fechado", as nove propostas de design e arquitectura e arte de  “X Não É Um País Pequeno” e uma grande instalação interactiva “Earth Bits- Sentir o Planeta”. Este conjunto de exposições, todas encomendas internacionais, constituem a primeira programação da responsabilidade de Beatrice Leanza, a nova diretora do MAAT e são a concretização da sua ideia dos novos eixos da programação e utilização do edifício, colocando em primeiro plano questões de  carácter social, ambiental e geopolítico.

 

image (2).png

O SOM DA SAUDADE - Rhiannon Giddens, americana, e Francesco Turrisi, italiano, têm um percurso musical comum - ela no banjo, ele no acordeão e percussão. Ambos vivem na Irlanda, longe dos respectivos países, e o novo disco tem um título que retrata a emoção e intensidade que passa pelas 12 canções do novo álbum, "They're Calling Me Home”. Este é um disco sobre a saudade, sobre a vida e a sua precariedade. Nasceu e reflecte o espírito que Giddens e Turrisi sentiram durante esta pandemia que mudou o curso das suas vidas de uma forma que não teriam imaginado antes de 2020. As inspirações musicais vão do bluegrass ao folk anglo-saxonico, a canções tradicionais americanas, passando pelas tradições musicais italianas. Pelo meio existem alguns temas originais e é neles que mais se encontram as questões colocadas por estes tempos e pelo confronto com a possibilidade da morte. Há versões fantásticas como a que encerra o disco, uma revisitação de “Amazing Grace”, a forma como abordam “When I Was In My Prime”, um original dos Pentangle, ou ainda a incursão pelo século XVII e Monteverdi em “Si Dolci è’l Tormento “. Logo nos primeiros momentos do disco, na faixa-título “Calling Me Home”, a voz de Giddens destaca-se e transmite uma emoção incontornável. Ao longo de todo o disco o banjo, o acordeão e a percussão que são a imagem de marca da sonoridade de Giddens e Turrisi, evidenciam que a simplicidade é muitas vezes a melhor conselheira e a melhor forma de transmitir emoções. Disponível no Spotify.

 

Safo.jpg

POEMAS DE AMOR - A poetisa grega Safo nasceu na segunda metade do século VII a. C., na ilha grega de Lesbos. Educada num meio aristocrático, os fragmentos da sua poesia são o testemunho da primeira autora da literatura europeia e considerados a síntese da perfeição lírica na Antiguidade. Nos seus versos é possível entrever o encantamento e o sofrimento amorosos, uma tensão constante entre juventude e velhice, marcados por um erotismo cuja aura chegou até hoje. Dos onze ou doze mil versos que são atribuídos à poetisa grega, chegaram até nós apenas uma ode completa e cerca de 200 fragmentos. Eugénio de Andrade dedicou muita atenção à obra de Safo e trabalhou as suas traduções. Foram esses 200 fragmentos que serviram de base para "Poemas e Fragmentos”, um olhar sobre a poesia de Safo pela mão de outro poeta. A nova edição retoma a versão revista em 1977 por Eugénio de Andrade  que sobre a obra assinalou no texto de abertura:  "os versos incomparáveis onde a experiência íntima e devastadora da paixão, aliada a um sentimento muito vivo da natureza, é comunicada sem ênfase e sem patetismo, com uma naturalidade até então desconhecida, e que a poesia ocidental não terá voltado a conhecer". E na mesma nota de abertura da obra, Eugénio de Andrade argumenta que a sua tradução é um ato de amor, sendo Safo uma das suas "fascinações mais antigas". Diz ainda Eugénio de Andrade que esperava que "o perfume a violetas das tranças de Safo" não estivesse de todo ausente dos versos por si traduzidos. "Os seus poemas de amor dirigiam-se frontalmente a mulheres", recorda ainda  Eugénio de Andrade, o que terá levado séculos depois a sua poesia, reunida em nove livros, a ser destruída pelos cristãos dos séculos IV e XI.

 

IMG_0486.jpg

PERDIZ EM BRIOCHE  - Ao fim de tantos meses a inventar alternativas de refeições que proporcionem alguma variedade a imaginação acaba por se esgotar. Estamos em casa com saudades de nos sentarmos à mesa de um restaurante, por mais modesto que seja, e sermos surpreendidos com um petisco ao qual não nos abalançamos. Esta semana Miguel Esteves Cardoso relatava na sua coluna diária a alegria de encontrar jaquinzinhos com arroz de tomate. Serve isto para dizer que à medida que o confinamento avançou o recurso a coisas simples foi crescendo. Aproveitando estes dias mais temperados e a circunstância de alma gentil me ter oferecido um brioche em pão de forma, uma iguaria de múltiplas utilizações, ocorreu-me que um patê seria a sua companhia perfeita. Com recurso a uma lata de patê de perdiz da marca Do Monte, elaborado em Penha Garcia, saíu um jantar leve e petisqueiro. Este patê de perdiz tem boa consistência e melhor sabor e acompanha muito bem a massa do brioche - como era do dia nem precisou de ser aquecido. Foi acompanhado  pelo tinto Dois Terroirs, de Cortes de Cima, da Vidigueira, com as castas aragonês, syrah e pinot noir. Devo dizer que deu muito boa conta do recado. Patê e vinho vieram desse local de boas surpresas que é a rua Acácio Paiva, em Alvalade - no caso da loja “dois dedos de conserva”. 

 

DIXIT - “Este Juiz ou é ingénuo, ou faz-se de ingénuo, ou vive num mundo à parte. Em qualquer um dos casos um homem assim é um perigo à solta” - Marques Mendes, sobre Ivo Rosa.

 

BACK TO BASICS - “Um juiz é um estudante de direito que faz o enunciado dos seus próprios exames” - H. L. Mencken

 

(A ESQUINA DO RIO É PUBLICADA SEMANALMENTE, ÀS SEXTAS, NO WEEKEND DO JORNAL DE NEGÓCIOS)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
  209. 2008
  210. J
  211. F
  212. M
  213. A
  214. M
  215. J
  216. J
  217. A
  218. S
  219. O
  220. N
  221. D
  222. 2007
  223. J
  224. F
  225. M
  226. A
  227. M
  228. J
  229. J
  230. A
  231. S
  232. O
  233. N
  234. D
  235. 2006
  236. J
  237. F
  238. M
  239. A
  240. M
  241. J
  242. J
  243. A
  244. S
  245. O
  246. N
  247. D
  248. 2005
  249. J
  250. F
  251. M
  252. A
  253. M
  254. J
  255. J
  256. A
  257. S
  258. O
  259. N
  260. D
  261. 2004
  262. J
  263. F
  264. M
  265. A
  266. M
  267. J
  268. J
  269. A
  270. S
  271. O
  272. N
  273. D
  274. 2003
  275. J
  276. F
  277. M
  278. A
  279. M
  280. J
  281. J
  282. A
  283. S
  284. O
  285. N
  286. D