Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É interessante ver como se faz o consumo de televisão nas regiões do país – o norte é quem entrega maior número de espectadores a qualquer canal generalista. No caso da RTP1 o norte garante uma media de 97 mil espectadores, que comparam com os 73 mil da região centro, os 63 mil da Grande Lisboa e os 29 mil da região sul. Na TVI o norte garante 145 mil, o centro 120 mil, Lisboa 124 mil e o sul 48 mil. E na SIC o norte apresenta 141 mil espectadores, contra 94 mil do centro, 88 mil de Lisboa e 34 mil do sul.
Os numeros relativamente fracos de Lisboa têm uma explicação: é nessa região que existe maior número de espectadores do cabo, o que explica que seja também a região onde os canais generalistas de sinal aberto sejam mais penalizados. Uma tendência, tudo indica, que aos poucos se irá estendendo a outras zonas do país.
Esta foi uma semana TVI – programa mais visto no global (a transmissão do Juventus-Real Madrid), programa mais visto nos canais de cabo (os comentários ao Barcelona-Bayern na TVI24), vitória em acesso a prime time e em todo o horário nobre.
Nos dez programas mais vistos da semana a TVI colocou seis e a SIC quatro – qualquer um dos canais contou com a ajuda do futebol, embora em moldes bem diferentes – o Barcelona-Bayern na TVI foi o momento de televisão mais visto de toda a semana e o Juventus-Real Madrid ficou atrás embora tenha feito um bom resultado na SIC.
(Publicado na revista TV & LAZER do Correio da Manhã de Sexta)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.